domingo, 7 de outubro de 2012

...na Feira do Montijo



A Sociedade dos Apicultores de Portugal na Feira do Montijo....

 21, 22 e 23 de Setembro de 2012


A Feira do Montijo surgiu há mais de vinte anos, estando desde a sua origem vocacionada para as atividades da região, neste caso a suinicultura, a criação de gado e os produtos derivados da sua transformação industrial. De tal forma esteve estabilizada, que este ano foi já a vigésima primeira edição do evento.

Habitualmente bienal, como todos os eventos que se prolongam no tempo, sofreu desgastes e vicissitudes várias e, tendo mesmo sido interrompida a sua realização durante alguns anos, surge agora renovada e de âmbito alargado, para além da sua vocação original.

Cumulativamente à suinicultura, criação de gado e indústrias de transformação, abre-se à agricultura em geral, pelo que foi desta vez, também a 1ª Feira de Agronegócios.
 
Contactada há alguns meses, a Sociedade dos Apicultores de Portugal, assumiu desde o primeiro momento a sua responsabilidade de co-organizadora do evento.

Esta 1ª Feira de Agronegócios teve, de forma algo inesperada, uma maciça adesão dos vários ramos da agricultura e produtos transformados, desde a floricultura às máquinas agrícolas, passando pela doçaria e produção em estufas. Dezenas de expositores estiveram presentes, mais do que quadruplicando o espaço destinado a este evento, há alguns anos atrás.

Como não podia deixar de ser, a SAP esteve presente no seu espaço, visitado por mais de dois milhares de pessoas, expondo os mais diversos produtos obtidos direta e indiretamente da apicultura, desde a geleia real ao mel em favo, desde as velas de cera natural ao hidromel e à aguardente de mel, do própolis aos sabonetes incorporando produtos das abelhas, aos vinagres de mel e à cosmética.

De tudo o que ligado à apicultura, a imaginação possa conceber, no espaço da SAP se podia encontrar.

De forma inédita, neste tipo de eventos, foram também abordadas e explicadas aos visitantes, as potencialidades médicas de vários produtos da colmeia, o que foi particularmente bem recebido pelos visitantes.

Seguramente que também não foi alheia, ao enorme número de visitantes que tivemos, a colmeia de observação, colocada no nosso espaço e gentilmente cedida pelo Apicultor Exº. Sr. Domingos Serrano, que despertou viva curiosidade em crianças e adultos de todas as idades.

A SAP percorreu, sem excepção, todos os expositores, levando até eles o seu mel a degustar, numa visita de cortesia, que foi recebida com espanto, admiração e entusiasmo.
Paralelamente à Feira, a SAP estava ainda presente num pequeno bar, onde para além de efectuar provas de hidromel e de aguardente de mel, tinha uma nova bebida, de sua exclusiva (e secreta) autoria – a “Beerbee”, que muitos puderam beber e apreciar.

No último dia, de acordo com o programa, procedeu-se à entrega dos prémios do 1º Concurso Nacional de Mel da SAP, para o que contámos com a prestimosa colaboração, que profundamente agradecemos, da Exª. Srª. Drª. Nair Oliveira, da Exª. Srª. Engª. Regina Tiago, do Exº. Sr. Dr. Camacho e do Exº. Sr. Dr. Alberto Oliveira.

A SAP conseguiu um estrondoso sucesso de divulgação da apicultura nas suas múltiplas vertentes, não só no público visitante, como também entre todos os outros expositores presentes. Foi também uma experiência única para toda a Direcção, que viu assim recompensado todo o árduo e extenuante trabalho desenvolvido. Todos os objectivos foram largamente ultrapassados e, desde já fica a promessa de voltar para o próximo ano.

Não queremos deixar de agradecer a colaboração prestada pelo laboratório Qalian e pelo seu representante, o Exº. Sr. José Serranito.

Agradecemos ainda a colaboração de vários apicultores que com a SAP colaboraram, expondo os seus produtos, como é o caso do Exº Sr. Dr. Nuno Lopes, do Exº. Sr. Eng. Carlos Teixeira e do Exº. Sr. Antero Gomes. Agradecemos também a colaboração, desde o primeiro momento do Exº. Sr. Henrique Pereira Agostinho e dos amigos SAP, um grupo de jovens ligados à biologia e biotecnologia, que interrompeu os seus trabalhos de Doutoramento para, com todo entusiasmo inerente à sua juventude, nos darem um formidável apoio e ajuda.

Fica a certeza e satisfação do sucesso obtido e do inabalável desejo de continuar.


A todos, o nosso muito obrigado.


a Sociedade dos Apicultores de Portugal










Sem comentários:

Enviar um comentário