terça-feira, 10 de abril de 2012

Mais um artigo de interesse....


Boa noite,

Hoje apresentamos mais um artigo interessante para dar a conhecer aos curiosos pelo mundo apícola.

Wilson-Rich N, Tarpy DR, Starks PT (2012) Within- and across-colony effects of hyperpolyandry on immune function and body condition in honey bees (Apis mellifera). J Insect Physiol; 58(3):402-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.jinsphys.2011.12.020

Resumidamente, neste artigo, os autores, avaliam o efeito da poliandria extrema e a diversidade genética daí resultante na resistência imunitária das abelhas.

"A Apis mellífera tornou-se um sistema modelo para estudos sobre a influência da diversidade genética na doença.
A rainha acasala com um número elevado de zangãos - até 29 - no presente estudo o que produz uma colónia com uma elevada diversidade genética entre as obreiras.
A evidência recente, sugere um benefício significativo na existência de diversidade genética dentro da colónia, no que respeita à resistência às doenças.
Este trabalho explora a relação entre o nível de diversidade genética e os múltiplos mecanismos fisiológicos de defesa imunitária celular e humoral. Também investiga o efeito da diversidade genética numa medida de condição corporal (massa corporal lipídica). Embora fosse previsível que a resposta imunitária e a massa corporal lipídica mostrassem uma relação positiva com o aumento da diversidade genética na colónia, não foi encontrada relação significativa entre a diversidade genética e os indicadores de imunidade e, não foram encontrados resultados consistentes sobre a condição corporal.
Os resultados sugeriram que a diversidade genética, como resultado de poliandria extrema, pode ter pouca influência nos mecanismos fisiológicos do sistema imunitário, para os níveis normais de acasalamento natural das abelhas."

AbelhaSAP


Sem comentários:

Enviar um comentário