terça-feira, 17 de abril de 2012

Carta da Sociedade dirigida à FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal)

Exº Senhor
Presidente da FNAP

Estando em negociação as verbas da PAC para 2013 e sendo a apicultura uma actividade criadora de riqueza exportável, não havendo apoios específicos para alguns produtos da colmeia procurados nos mercados internacionais, a SAP- Sociedade dos Apicultores de Portugal, preocupada com a situação actual, após diligências efectuadas junto dos seus associados e consultados os apicultores desta associação, recolheu a opinião consensual sobre a necessidade urgente de apoios para as actividades de recolha de pólen e de própolis, pelo que vimos por esta forma solicitar às autoridades competentes, no âmbito da negociação da PAC para 2013, que sejam negociados também apoios nesta área, uma vez que os apoios existentes até ao momento, em cerca de 60%, apenas se destinam a fármacos para o tratamento do varroa.

Sendo por demais óbvia, a necessidade urgente do país de produzir bens transacionáveis que possam ser exportados e, enquadrando-se a produção de pólen e própolis neste âmbito, não há qualquer razão para que nesta nova negociação da PAC, não sejam incluídos apoios aos apicultores portugueses, especificamente para esta área, além dos já existentes para outras finalidades, à semelhança do que acontece noutros países europeus.

Sendo assim, vimos por esta forma solicitar a essa Federação, a sua urgente intervenção junto das entidades competentes para que, ao contrário do que infelizmente já vai sendo hábito , o assunto não fique ignorado.
Com os melhores cumprimentos,

Lisboa, 10 de Abril de 2012


A Sociedade dos Apicultores de Portugal

1 comentário:

  1. As minhas saudações apícolas !
    De facto são notórios a falta de apoios nestas áreas. Embora seja extremamanete fácil produzir pólen e própolis, poucos apicultores o fazem.
    No entanto este esforço da SAP, se isolado, não terá qualquer resultado. A união faz a força. É um chavão estafado mas, posso garantir por experiência própria que funciona, se a união for completa e total.
    Para isso, os apicultores e, mais do que eles as Associações, têm que se unir e expressar com firmeza e determinação as suas necessidades.
    Não é sem razão, que aqui ao lado os apicultores espanhóis, tenham incomparavelmente mais apoios que nós.
    É irónico que Espanha seja o maior exportador de pólen da Europa, sendo responsável por cerca de 80%da produção.
    Ainda mais irónico é que cerca de metade desta produção seja colhida em Portugal por apicultores espanhóis.
    E esta ???
    Todos a uma voz, apicultores e associações, vamos enviar mail´s idênticos para a FNAP e para o Ministério da Agricultura.
    É altura de dizer : BASTA!
    Um grande abraço apícola,
    Abelhasah.

    ResponderEliminar